Coordenador : Waldeck Carneiro da Silva
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 398521.2206.115615.30082023
Departamento/Setor: NUEC
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Profissionais da educação que atuam na gestão de escolas públicas de educação básica, no âmbito do estado do Rio de Janeiro.
Local de atuação: As atividades serão realizadas em diferentes municípios do RJ.
Objetivo
- contribuir para a consolidação da experiência democrática, em particular no âmbito das escolas públicas de educação básica; - atuar, em caráter extensionista, na promoção do debate sobre o tema da gestão democrática da educação, em especial junto a profissionais da educação que atuam na gestão de escolas públicas de educação básica; - colaborar no compartilhamento de pequisas e experiências no campo da gestão democrática da educação por meio de ações desenvolvidas em diálogo com escolas de educação básica.
Resumo
Trata-se da implementação de ação extensionista com o fito de contribuir para a consolidação do princípio constitucional da gestão democrática do ensino público, que foi corroborado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) e pelo Plano Nacional de Educação (Lei 13005/14). O projeto de extensão consiste na implementação de um fórum de discussão com profissionais da educação que participam das equipes de gestão de escolas públicas de educação básica sediadas no estado do Rio de Janeiro, da esfera municipal, estadual ou federal. O fórum convidará pesquisadores, promoverá compartilhamento de experiências e discutirá temas direta ou indiretamente vinculados à pauta da gestão democrática da educação. Dar-se-á especial ênfase na formulação de propostas para o novo Plano Nacional de Educação (2024-2034), no que tange à gestão democrática da educação, questão contemplada no atual PNE, no âmbito da meta 19. O Fórum homenageará a memória de um dos maiores especialistas do tema no estado do Rio de Janeiro, a saber, o ex-diretor e professor titular da Faculdade de Educação da UFF, Jorge Nassim Vieira Najjar, falecido precocemente.